Presidente da Cojad representa a OAB/MT em reunião na Corregedoria da Justiça

03/08/2011 17:33 | Cojad
        O presidente da Comissão do Jovem Advogado (Cojad) da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Bruno Oliveira Castro, representou o presidente da instituição, Cláudio Stábile Ribeiro, em reunião com o corregedor-geral da justiça realizada nesta terça-feira (2 de agosto) no Tribunal de Justiça. O objetivo do encontro foi apresentar o projeto Poder Judiciário na Escola para representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), da Secretaria Municipal de Educação (SME), do Ministério Público, e da Defensoria Pública.

Segundo Bruno Castro, a finalidade do projeto-piloto é levar aos alunos de quatro escolas (duas da rede estadual e duas da rede municipal) o conhecimento sobre a estrutura do órgão. “A iniciativa é interessante porque fará com que as crianças e adolescentes comecem a conhecer como funciona o Judiciário e, com isso, passem a ter um pensamento e a serem críticos”.

O termo de parceria entre as instituições e entidades que compõem a comissão de execução do projeto será firmado no dia 10 de agosto. O projeto contempla a Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a implantação de pelo menos um programa de esclarecimento sobre funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaço público.

A aplicação do projeto aos alunos de 5ª a 8ª séries será por meio de palestras com duração mínima de uma hora, além de distribuição de cartilhas. As palestras serão realizadas uma vez por mês e serão informais, de modo que os assuntos sejam abordados de maneira simples e didática.

De acordo com o presidente da Cojad, Bruno Castro, os alunos deverão produzir redações acerca do tema após a apresentação das palestras. “Os professores escolherão os melhores textos de cada série e os alunos vencedores receberão prêmios como forma de incentivo”, informou o advogado. Ele relatou também que a OAB/MT foi  convidada a integrar a equipe que irá às escolas para falar sobre a profissão.

Lídice Lannes/Luis Tonucci
www.twitter.com/oabmt