16/05/2019 12:53 | Comissões temáticas
Foto da Notícia: OAB-MT empossa mais de mil profissionais da advocacia para atuar em defesa da classe e da sociedade

Foto: George Dias/ZF Press

imgEm solenidade realizada na tarde desta terça-feira (14), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) empossou os 1.038 advogados e advogadas que integram 51 comissões temáticas.

Presidente da OAB-MT, Leonardo Campos ressaltou a importância das comissões para o sistema OAB e destacou que, para a diretoria da seccional, representam o órgão mais importante da entidade. “Sem dúvida nenhuma, as comissões são o pulmão da OAB. É a partir das demandas das comissões que todo o sistema da OAB se movimenta, ganha vida e, assim, podem ser externadas as ações, tanto na defesa dos interesses da advocacia, quanto na representatividade da sociedade civil organizada”, comentou.

Além da diretoria da OAB-MT, do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT), Ítallo Leite, dos conselheiros federais por Mato Grosso Joaquim Spadoni, Felipe Guerra e Ana Barchet, participaram da cerimônia as conselheiras federais por Alagoas, Fernanda Marinela, e por Santa Catarina, Sandra Krieger; o secretário-geral adjunto do Conselho Federal, Ary Raghiant e o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), André Godinho.

img Ary Raghiant destacou a aprovação, pelo Senado, momentos antes da posse dos membros das comissões em Mato Grosso, do projeto que legitima a OAB a propor ação civil pública. “Este é um exemplo claro da importância das comissões, tanto no Conselho Federal, quanto nas seccionais. É a partir do trabalho realizado nas comissões que nós conseguimos ou transformar anseios sociais ou classistas em leis, como também nós conseguimos elevar o poder da nossa entidade para que tenhamos um protagonismo maior na sociedade”, disse.

O protagonismo social da OAB-MT foi demonstrado, durante o evento, com a efetivação de ações sociais encampadas por diferentes comissões que culminaram na entrega de cestas básicas para os funcionários da Santa Casa de Cuiabá, doação de absorventes a recuperandas da Penitenciária Ana Maria do Couto May e arrecadação de donativos para as vítimas do ciclone Idai, em Moçambique.

“Só somos o que somos em termos de entidade por conta desse trabalho que a Ordem faz de porta-voz da sociedade civil organizada, portanto, é cada vez mais importante o trabalho das comissões temáticas da OAB”, destacou o secretário-geral adjunto do Conselho Federal.

Confira aqui as comissões temáticas da OAB-MT.