O mundo do trabalho está passando por transformações e os novos modelos laborais, tais como o trabalho à distância e por aplicativos, não podem significar retrocesso ou perda de direitos. A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e advogada trabalhista, Gisela Cardoso, falou sobre isso como uma das palestrantes no painel O Direito do Trabalho Contemporâneo no XXI Encontro Nacional da Jovem Advocacia (ENJA 2024). O evento é realizado no Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá, nestas quinta e sexta-feira, dias 11 e 12.
"O trabalho evoluiu e, no cenário que temos hoje, neste novo contexto, não se pode perder direitos, tem que haver preocupação inclusive com a saúde mental dos trabalhadores e das trabalhadoras", preconizou Gisela.
No painel, ela foi palestrante ao lado da presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso, desembargadora Adenir Alves da Silva, que tratou sobre políticas afirmativas. "Sou uma mulher negra, preta, e mesmo deste lugar não defendo benefícios a ninguém, o que defendo, no trabalho, é oportunidade para todos. Uma vez dadas as oportunidades, surgem as competências daqueles que estavam à margem, é respeitando toda a diversidade social que a sociedade avança".
Já a palestrante Alessandra Gomes, que é vice-presidente da 1ª Subseção de Rondonópolis, lembrou das dificuldades iniciais da profissão e sugeriu o diálogo respeitoso entre todos os administradores da Justiça.
Presidiu o painel o presidente da Subseção de Diamantino, Matheus Paese, com a mediação da conselheira seccional Roberta Borges e o advogado Emanoel Gomes.
--
Keka Werneck
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610-7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso